Gravando guitarras/baixos em homestudio

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Na minha modesta opinião, comprar um rack + falantes mesa boogie valvulados de alguns mil reais, alguns montes de pedais, mais algum microfone tube ou condenser pra microfonar, mais ter uma sala acolchoada e acusticamente isolada, tudo pra gravar uma guitarra, é idiotice. A não ser que você tenha 30 mil sobrando. Claro, sempre vai ter o cara que vai chegar e falar "mas bla bla bla porque o som fica pasteurizado e blablabla". Uma vez fiz um teste com, gravei um track direto no pc com guitar rig 2 e uma ibanez xexelenta, mostrei pra alguns "entendidos" dizendo "bicho, gravei num jcm, com minha sg 67". Passou.

Vamos ao que interessa.

Hoje em dia, a maioria dos PCs e notebooks tem uma placa de som razoável, mas não é recomendável pra gravação mesmo que caseira, rola uma latência (atraso) pra gravação e pra você ouvir o que está gravando. Dê uma lida no post de gravação de vocal e considere adquirir uma das placas lá citadas. Regule a latência da placa pra um nível imperceptível, e normalmente já tem entrada P10 pra guitarra ou baixo. Caso você vá gravar em alguma placa de som comum e dane-se a latência, você vai precisar de um adaptador P10 pra P2, que você acha baratinho em qualquer lojinha de componentes eletrônicos ou pra som (ou você pode roubar de algum amigo DJ que sempre tem algum desses sobrando e nem sabe o porquê)


Bom, agora é pra começar a gravar. Monte uma guia de bateria de um compasso que seja, só pra dar o loop e você não perder o tempo (você pode usar metrônomo, mas os clicks de metrônomo são irritantes).
Partindo pro programa de gravação de sua preferência (Acid Pro, Cubase, Ableton Live, FL Studio, Cakewalk... qualquer um), abra um canal de audio e ligue o INPUT dele, pra você ouvir o que está tocando, temos o som limpo e cru da sua guitarra ou baixo. Agora entra a parte mais divertida, existem VST's que emulam amplificadores, pedais, e com presets que cabem direitinho no som que você quer tirar da sua guitarra, seja grunge, folk, rock ou metal que seja.
Depois de testar alguns muitos, cheguei em 2 que na minha opinião são os melhores.
-Guitar Rig 2 e 3
-Amplitube2

Desses, o Guitar Rig (tanto o 2 quanto o 3) é simplesmente o mais fantástico, uso inclusive pra tocar ao vivo, ele simplesmente emula tudo aquilo que você vai precisar na vida... Cabeçotes Fender Tweed a Marshall JCM, pedais de distorção clássicos como TubeScreamer, MetalZone, Rat e SansAmp, efeitos de Octaver, chorus, até coisas mais intrincadas com split de canais, e caixas acusticas diversas, tipo e posição de microfone, enfim, você pode gastar dias com o software e não vai se sentir perdendo tempo. Fora preset's que deixam claro de onde vieram como "Strokin' Keith" (emulando rack dos Stones), "Jimmi Wing", "Daily Trip", "Black Magic Carlos", ou até mesmo "Come Bass You Are". Ou você pode montar seus presets com um simples drag'n'drop.
Uma opção também é ligar a guitarra nos pedais e emular apenas os cabeçotes e falantes.

Já o Amplitube, tinha uma versão meio tosquinha (a versao 1.0), mas agora na sua versão dois é disputa acirradíssima com o Guitar Rig, e impressiona com vários pacotes de expansão, e o lançamento de um pedaleira USB nos moldes da RigKontrol pra guitar rig. Só perde pro concorrente na minha opinião por exigir mais do processador, em testes comigo chegou a quase fritar meu notebook quando usado simultaneamente em 3 canais.

GuitarRig2 @rapidshare (link via http://mmovp.net/forum) para Windows
senha do arquivo: scizzorhandz
Torrent do Guitar Rig 2 para Mac


GuitarRig3 @rapidshare ( parte 1 - parte 2 - parte 3 )
Torrent do Guitar Rig 3 para Mac

Amplitube 2 (sem expansões) @rapidshare (via http://forum.esoft.in/)

3 comentários:

Anônimo disse...

tem gitrig pra mac?

End of Midia disse...

Tem a senha do amplitube por favor? Obrigado

End of Midia disse...

Digo, pra descompactar o arquivo :) obrigado.